Project Description

Castração

Saúde para o meu melhor amigo

Há 2 anos, somos o hospital veterinário com o maior programa de castrações do ABC. Nas áreas de cirurgia, anestesiologia e internação, foram mais de 1.000 animais. 

O programa “Saúde para o meu melhor amigo”, conta com exames pré-anestésicos realizados por especialistas pós-graduados nas áreas. É incluso: a consulta de avaliação, exames de sangue e eletrocardiograma, anestesia inalatória, médico anestesista 100% do tempo dentro do centro cirúrgico monitorando o procedimento, além da recuperação pós cirúrgica, até o momento da liberação do animal. 

No procedimento cirúrgico utilizamos materiais estéreis e descartáveis de alta qualidade. A castração não prejudica, só oferece mais longevidade e qualidade de vida para o seu pet.

Agendamento

O que você precisa saber sobre a castração do seu pet

Castração é a esterilização de um animal macho ou fêmea, cachorro ou gato. No macho é feita por meio da retirada dos testículos (orquiectomia). Na fêmea a castração consiste na retirada cirúrgica do útero e dos ovários.

A anestesia pode ser injetável ou inalatória. A inalatória é considerada mais segura por não precisar ser metabolizada pelo organismo para que ocorra sua ação. Assim que a cirurgia acaba e o pet é tirado do aparelho pelo qual está inalando o anestésico, ele começa a voltar e logo está totalmente acordado. Isso faz com que o pós-operatória seja mais tranquilo. Esta técnica de anestesia é muito mais segura para o coração sendo escolhida principalmente para cães idosos, obesos, cardiopatas ou com algum histórico médico.

 

Além de evitar ninhadas indesejadas, reduz riscos de problemas de saúde, como tumores, infecções graves, que podem levar a óbito. E assim, aumenta a qualidade e longevidade de vida. 

 

Essa necessidade não existe, quanto mais cedo a fêmea for castrada, menor será a chance de desenvolver algum tipo de tumor.

 

A cirurgia de castração é única para cada animal. Não há idade certa, cada um possui uma necessidade específica, assim como para vacinas e outros procedimentos. A espécie, raça, sexo, idade, estilo de vida, condições clínicas, entre outros fatores, irão determinar o momento certo para realizar a castração. Só um médico veterinário poderá indicar o que será melhor para o seu pet.

O tutor deve seguir as recomendações do médico-veterinário, cumprindo corretamente os horários das medicações, principalmente antibióticos. Os cuidados consistem em medicação oral, curativos locais e restrição de exercícios.

 
Para o animal, a castração não representa desvantagem alguma. Diferente do que muitos acham, o animal não perde sua vivacidade e não engorda devido à castração e sim pela diminuição de suas atividades físicas.
 

Sem variações hormonais, os animais ficam mais tranquilos e dóceis, pois diminui os estímulos reprodutivos, que incluem fugas, agressividade com outros animais e até latidos excessivos.

 

Agende uma avaliação e confira as vagas disponíveis no Programa de Castração

Ligar